About Mia Couto: António Emílio Leite Couto is a Mozambican writer and the winner of the 2014 Neustadt International Prize for Literature.
Rezar, só rezo quando durmo. Os sonhos são as minhas únicas orações. Deus que não leve a mal. É que apenas me sobra uma pequena e temporária alma. Apenas à noite esse espírito se acende, em delicado sussurro para que nnguém mais escute.Pe�...
acordar não é uma simples passagem do sono para a vigília. É mais, um lentíssimo envelhecimento, cada despertar somando o cansaço da inteira humanidade. (...) a vida, ela toda, é um extenso nascimento
Morte silenciosa A noite cedeu-nos o instinto para o fundo de nós imigrou a ave a inquietação Serve-nos a vida mas não nos chega: somos resina de um tronco golpeado para a luz nos abrimos nos lábios dessa incurável ferida Na suprema felicidade ...
Toda a vida acreditei: amor é dois se duplicarem em um. Mas hoje sinto: ser um é ainda muito. De mais. Ambiciono, sim, ser o múltiplo de nada. Ninguém no plural. Ninguéns.
A vida é um colar. Eu dou o fio, as mulheres dão as missangas.
Quando se faz amor assim, de paixão total, fica-se longe das palavras. O encantamento é uma casa que tem o silêncio por tecto.
Às vezes temos luas de mel, outras vezes luas melosas. A maior parte do tempo, porém, são noites sem luar nenhum.
-Back there our sun doesn't speak. -Where's "there," Miss Marta? -Back there, in Europe. Here, it's different. Here, the sun moans, whispers, shouts. -Surely-I commented delicately-the sun is always the same. - You're wrong. There, the sun is a stone...
Mas a morte é uma guerra de enganos. As vitórias são só derrotas adiadas. A vida enquanto tem vontade vai construindoa pessoa.
Dormir com alguém é a intimidade maior. Não é fazer amor. Dormir, isso é que é íntimo. Um homem dorme nos braços de mulher e a sua alma se transfere de vez. Nunca mais ele encontra suas interioridades.
Dentro de cada um há o seu escuro. E nesse escuro só mora quem lá inventamos. Somos nós quem enchemos o escuro com os nossos medos.
Listen, and you will realize that we are made not from cells or from atoms. We are made from stories.